Tutorial

Sim, decidi escrever sobre o básico do básico para tirar fotos!


Vou falar sobre 5 aspectos de uma foto em manual (Os que acho essenciais):



Sensibilidade ISO:


A sensibilidade ISO é a sensibilidade que a máquina tem à luz a que é exposta, ou seja, quanto maior for o ISO mais luminosidade a máquina vai obter durante a exposição(irei falar posteriormente). De relembrar que quanto mais ISO se colocar, maior ruído a foto irá ter, podemos entender o ruído como distorção na foto. A sensibilidade ISO vai de 100-6400, sendo que quanto menos ISO tivermos mais realista a foto será. Com a utilização do ISO podemos ter uma foto menos definida, mas ao evitar a utilização de flash conseguimos mesmo assim ter uma foto mais fiel. Aconselho ainda assim a utilização de um menor ISO com flash para fotos a curto alcance.
Normal de uma máquina compacta - Entre 100 e 1600.




Abertura da Lente (f):


A abertura da lente é a capacidade la lente para abrir ou fechar de forma a adequar a absorção da luz e a focagem da mesma. O f varia consoante a lente da máquina, indo desde f/1.2 até f/40 (valores não atualizados).

- Quanto menor for o "f" da lente, maior é a abertura, o que faz com que a lente absorva mais luz mas que não consiga focar tantos pormenores.

- Quanto maior for o "f" da lente, menor é a abertura, o que faz com que a lente absorva menos luz ao mesmo tempo que consegue focar mais elementos.
Podemos adequar a abertura para um "f" menor para tirar fotos do tipo retrato, ou para um "f" maior para tirar fotos macro.
Normal de uma máquina compacta - Entre f/3.0 e f/10.



Tempo de exposição:


Também conhecido como velocidade do obturador, este aspecto depende inteiramente da máquina. O tempo de exposição é apenas o tempo que a máquina mantém o obturador aberto a absorver luz. Ou seja, quanto maior for o tempo de exposição maior será a quantidade de luz absorvida. As medidas são indicadas por 1", sendo o " considerado segundo, e 1/20, sendo 1/20 considerado um vintavo de um segundo.

Valores de tempo de exposição:

- De 1/8000s ou sejam 1s a dividir por 8000.
- Até Bulb, tempo indefinido escolhido pelo fotógrafo (tanto pode ser 1 minuto como várias horas).
Normal de uma máquina compacta - Entre 10" e 1/1600.




Equilíbrio de brancos:
O equilíbrio de brancos dá à máquina a informação sobre que "temperatura" de cor nós desejamos que a foto tenha...
Exemplo Simples:

(Quanto mais baixo, mais quente... Medido em Kelvins)
Modos de luz normais:


AWB (Ou modo automático) - Ajusta o equilíbrio de brancos para o que a máquina acha o ideal, é o mais versátil, mas os melhores resultados serão obtidos com os modos manuais.

Tungstênio - Este modo é o ideal para fotos dentro de edifícios e outros onde a luz seja igual ou parecida à luz de tungstênio (Lampadas comuns, não economizadoras). Como esta luz é muito amarelada, este modo desce a temperatura da fotografia, tentando captar mais os tons azulados.

Fluorescente - Este modo é o ideal para fotos dentro de edifícios e outros onde a luz seja igual ou parecida à luz fluorescente, como lampadas economizadoras e luzes fluorescentes comuns. Como esta luz é muito branca, este modo desce a temperatura da foto e elemina um pouco o brilho da mesma.

Luz do dia - Este modo é o ideal para fotos na rua com luz natural durante o dia, este modo dá prioridade aos tons mais quentes, neste caso, amarelados.

Nublado - Este modo faz o mesmo que o anterior, mas neste caso aprimora simplesmente a cor, pois em dias nublados existe uma maior ausência de cor.

Flash - Este modo utilizamos em condições de baixa luz, sempre tentando captar mais luz.

Sombra - Este modo utilizamos para fotografar objetos em sombras, ele vai arrefecer a cor da foto obtendo cores mais claras e azuladas.




Medições de luz:
(Util quando se fotografa em auto, para que a máquina saiba que ISO/Exposição/Abertura de lente deve fazer para retirar a foto mais perfeita possível).

- Medição pontual: Mede junto ao ponto que selecionamos (predefinido no centro). – Ideal para quando queremos medir num ponto em especifico da cena.


- Medição parcial : Mede junto ao ponto que selecionamos, diferencia-se da medição pontual por medir uma área 2 ou 3 vezes superior em torno desse pronto (predefinido no centro). – Ideal para medir elementos grandes na cena, como por exemplo um grupo de pessoas juntas.


- Medição Ponderada ao centro: Mede junto ao centro, diferencia-se da medição parcial por medir uma área 2 ou 3 vezes superior e pelo facto de ser apenas o poder fazer no ponto central. – Ideal para retratos e macros.


- Medição Matricial: Mede toda a cena de forma a adequar a generalidade da fotografia. Pode falhar quando existem áreas de grande escuridão ou grande luminosidade , fazendo a foto ficar demasiado clara, ou demasiado escura. – Ideal para a maioria das situações.

Cumprimentos a todos...

Sem comentários:

Enviar um comentário